ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DE MARKETING

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Lenoir Hoeckesfeld Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Alta Floresta, MT - Brasil
  • Jacir Favretto Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Universidade do Contestado - UnC
  • Eric David Cohen Centro Universitário FMU. – São Paulo, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27494

Resumo

As práticas contemporâneas de marketing abarcam estratégias que transcendem as táticas tradicionais, como o relacionamento com clientes, marketing interativo, big data e marketing digital. Este artigo atualiza seus avanços pela análise bibliométrica da produção científica internacional até 2016, tendo enfoque qualitativo e quantitativo, e caráter exploratório e descritivo. O levantamento documental e análise de conteúdo com categorização temática apontam para 42 artigos alinhados com o tema, provenientes de 101 autores, 49 universidades e 23 países. Existem doze redes com poucos pesquisadores; a média anual de publicações é baixa, mas há estudos altamente relevantes (Coviello et al., 2002). Predominam estudos empíricos, qualitativos e exploratórios; os métodos de coleta mais utilizados são surveys, entrevistas em profundidade e levantamento documental. A principal contribuição teórica é a caracterização da produção científica internacional, e a relevância acadêmica se dá com a proposição de uma agenda de pesquisas.

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Biografia do Autor

  • Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Lenoir Hoeckesfeld, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Alta Floresta, MT - Brasil
    Doutorando em Administração (UNIVALI) e professor de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Alta Floresta, MT - Brasil
  • Jacir Favretto, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Universidade do Contestado - UnC

    Doutorado em Engenharia da Produção - UFRGS - Pós-doutorado pela FEA/USP

  • Eric David Cohen, Centro Universitário FMU. – São Paulo, SP – Brasil
    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor do Mestrado em Governança Corporativa do Centro Universitário FMU. – São Paulo, SP – Brasil

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Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos/Papers