ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DE MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27494Resumo
As práticas contemporâneas de marketing abarcam estratégias que transcendem as táticas tradicionais, como o relacionamento com clientes, marketing interativo, big data e marketing digital. Este artigo atualiza seus avanços pela análise bibliométrica da produção científica internacional até 2016, tendo enfoque qualitativo e quantitativo, e caráter exploratório e descritivo. O levantamento documental e análise de conteúdo com categorização temática apontam para 42 artigos alinhados com o tema, provenientes de 101 autores, 49 universidades e 23 países. Existem doze redes com poucos pesquisadores; a média anual de publicações é baixa, mas há estudos altamente relevantes (Coviello et al., 2002). Predominam estudos empíricos, qualitativos e exploratórios; os métodos de coleta mais utilizados são surveys, entrevistas em profundidade e levantamento documental. A principal contribuição teórica é a caracterização da produção científica internacional, e a relevância acadêmica se dá com a proposição de uma agenda de pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.