ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DE MARKETING

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Lenoir Hoeckesfeld Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Alta Floresta, MT - Brasil
  • Jacir Favretto Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Universidade do Contestado - UnC
  • Eric David Cohen Centro Universitário FMU. – São Paulo, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27494

Resumo

As práticas contemporâneas de marketing abarcam estratégias que transcendem as táticas tradicionais, como o relacionamento com clientes, marketing interativo, big data e marketing digital. Este artigo atualiza seus avanços pela análise bibliométrica da produção científica internacional até 2016, tendo enfoque qualitativo e quantitativo, e caráter exploratório e descritivo. O levantamento documental e análise de conteúdo com categorização temática apontam para 42 artigos alinhados com o tema, provenientes de 101 autores, 49 universidades e 23 países. Existem doze redes com poucos pesquisadores; a média anual de publicações é baixa, mas há estudos altamente relevantes (Coviello et al., 2002). Predominam estudos empíricos, qualitativos e exploratórios; os métodos de coleta mais utilizados são surveys, entrevistas em profundidade e levantamento documental. A principal contribuição teórica é a caracterização da produção científica internacional, e a relevância acadêmica se dá com a proposição de uma agenda de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Lenoir Hoeckesfeld, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Alta Floresta, MT - Brasil

Doutorando em Administração (UNIVALI) e professor de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Alta Floresta, MT - Brasil

Jacir Favretto, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Universidade do Contestado - UnC

Doutorado em Engenharia da Produção - UFRGS - Pós-doutorado pela FEA/USP

Eric David Cohen, Centro Universitário FMU. – São Paulo, SP – Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor do Mestrado em Governança Corporativa do Centro Universitário FMU. – São Paulo, SP – Brasil

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos/Papers