Percepções de cooperados e não cooperados em relação à dimensão social da sustentabilidade de uma cooperativa leiteira da agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.47661

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar se ser cooperado ou não em uma cooperativa leiteira influencia na dimensão social da sustentabilidade da agricultura familiar. As análises foram realizadas pela Modelagem de Equações Estruturais, com estimação dos “Mínimos Quadrados Parciais”, utilizando o software SmartPLS® 3.0, com a validação dos constructos e o teste de hipóteses. Verificou-se que a cooperativa influencia positivamente na dimensão social da sustentabilidade dos cooperados, pois as percepções dos cooperados foram positivas e significativas estatisticamente quando comparadas com as opiniões dos não cooperados, demonstrando que ser cooperado impacta positivamente nesta relação entre cooperativa e agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Tiozo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Administração pela Unioeste

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Parana - Unioeste

Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado em Administração e do Mestrado em Contabilidade da Unioeste.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos/Papers