A Emoção do empreendedorismo artístico

A jornada empreendedora de um músico baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i1.51908

Resumo

O objetivo deste caso para ensino é proporcionar aprendizagem a partir de: (a) compreensão sobre a importância e os desdobramentos das emoções para o empreendedorismo, (b) conhecimento da perspectiva sociocultural da emoção no contexto do empreendedorismo e (c) discussão sobre como a emoção é fundamental e intensa no contexto do empreendedorismo artístico. O caso narra a história de um jovem artista da música, residente na cidade de Salvador, que pretende empreender em seu trabalho musical. Durante sua jornada, o artista enfrenta todos os movimentos e desafios emocionais típicos de um empreendedor. Dentro de uma dinâmica emocional, o artista empreendedor aprende a adaptar ideias, a enfrentar dificuldades e a estabelecer parcerias. O caso pode ser útil para estudantes de administração e empreendedorismo, mas também para empreendedores culturais, artistas e administradores em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Paes Barreto Davel, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador no CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA) e no NPGA - Núcleo de Pós-graduação em Administração (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Coordenador do coletivo de pesquisa OCA - Organizações, Cultura e Arte (CNPq). Editor-chefe da O&S - Revista Organizações & Sociedade. Editor associado da RAE - Revista de Administração de Empresas e da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, educação em Administração, métodos qualitativos de pesquisa, aprendizagem, criatividade, cultura, arte e estética nas organizações.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Edição

Seção

Produto Tecnológico Educacional