Startup founders’ entrepreneurial profile in the Brazilian context

Autores

  • Roberto Coda Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)
  • Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) http://orcid.org/0000-0001-5238-0314
  • Patrícia Viveiros de Castro Krakauer FATEC SEBRAE-SP
  • José Marques Pereira Junior Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae (ESE)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i1.53103

Resumo

O estudo investiga os perfis comportamentais dos fundadores de startups brasileiras, considerando que eles podem apresentar padrões típicos, mostrando como eles atuam como empreendedores. Foi realizada uma análise comparativa de 278 fundadores com uma amostra nacional de 3.217 gestores, utilizando o teste do qui-quadrado e comparações múltiplas pareadas. Este estudo traz uma perspectiva única sobre um país em desenvolvimento, trazendo insights sobre os desafios comportamentais para melhorar o desempenho de startups e empreendedorismo no Brasil deixando claro quais comportamentos são mais preferidos pelos fundadores, destacando seu foco prático em ações para identificar oportunidades, demonstrar resiliência, comunicação, inteligência emocional e perseverança.

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Biografia do Autor

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor (2013) e Mestre (2010) em Administração pela FGV-EAESP. Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp), onde atua também como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Participou de cursos de extensão universitária em Empreendedorismo pela Renmin University of China (2013), Inovação Social pela University of Cape Town - África do Sul (2015) e Modelagem de Equações Estruturais (PLS-SEM) pelo Northern Institute of Technology Management - Alemanha (2017). Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

2022-05-02

Edição

Seção

Artigos/Papers