Análise das estruturas financeiras das empresas do agronegócio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i3.55010

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as mudanças nas classificações financeiras das empresas do setor do agronegócio listadas na B3, nos períodos de prosperidade e de crise econômica, através do modelo Fleuriet. A pesquisa é descritiva e quantitativa, com a utilização de dados secundários, os quais foram extraídos dos balanços patrimoniais das empresas e utilizados para calcular as variáveis do modelo Fleuriet, as classificações financeiras e as análises descritiva e de correlação de Spearman. Os resultados encontrados revelam que a maioria das organizações apresentaram as situações financeiras “Sólida” e “Insatisfatória”, as quais são caracterizadas pela presença de necessidade de capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raidan Iago dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Valdemir da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Carlos Everaldo Silva da Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2022-09-27

Edição

Seção

Artigos/Papers