Educação e suporte institucional no desenvolvimento da orientação empreendedora individual

A visão de estudantes de graduação em administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i1.59463

Resumo

O artigo tem por objetivo geral analisar as contribuições da educação empreendedora (EE) e do suporte institucional (SI) no desenvolvimento da orientação empreendedora individual (OEI). Os dados foram coletados via questionário junto a 222 estudantes dos Cursos de Graduação em Administração, bacharelado, presenciais em três Instituições de Ensino Superior Públicas da Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Os achados demonstraram que a EE e o SI contribuem no desenvolvimento da OEI dos estudantes pesquisados em termos de inovação, proatividade e propensão ao risco, reforçando os achados de pesquisas já realizadas e a identificação de espaços incrementais. 

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Biografia do Autor

Nério Amboni, UDESC/ESAG

Nério Amboni é graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). É professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - Departamento de Administração Empresarial UDESC/ESAG/DAE. Atua nos cursos de graduação em Administração Empresarial, especialização, no mestrado profissional e acadêmico e no doutorado em Administração. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Ensino de Administração e Aprendizagem Organizacional. Leciona e desenvolve trabalhos e pesquisas nos temas: administração, teoria geral da administração e das organizações, administração estratégica, planejamento estratégico, estratégias empresariais, gestão de empresas, modelos de gestão e de organização, tomada de decisão, aprendizagem organizacional, processos de mudança e avaliação, pesquisa aplicada e de avaliação e análise setorial. É autor de várias obras: Projeto pedagógico para cursos de administração. São Paulo: Makron Books, 2002; Diretrizes curriculares para o curso de graduação em Administração: como entendê-las e aplicá-las na elaboração e revisão do projeto pedagógico. Brasília: CFA, 2003; Gestão de Cursos de Administração: metodologias e diretrizes curriculares. São Paulo: Pearson Education, 2004; Teorias da Administração: os desafios do professor frente às Novas Diretrizes Curriculares. São Paulo: M. Books, 2006; Caderno do Professor de TGA: questões para revisão, exercícios de aplicação e estudos de caso. São Paulo: Mbooks, 2007. Gestão Empresarial: casos e resenhas (Coordenador). Florianópolis: Conceito Editorial, 2008. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2009. Estratégias de Gestão - processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010. O professor e o ensino das teorias da administração. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010. Fundamentos de Administração para Cursos de Gestão. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2011. Teorias da Administração, Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. É consultor de empresas públicas e privadas na área de Planejamento Estratégico, Organização e Estruturação Organizacional, Processos de Aprendizagem, Mudança Organizacional e Gestão por Processos e, em Educação no desenvolvimento, análise, implantação e acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Cursos. Recebeu o Prêmio de Honra ao Mérito em Administração 2005: Categoria Profissional pelo Conselho Federal de Administração/CFA.

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos/Papers