Recursos estratégicos e internacionalização nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo do Brasil

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i2.61847

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os recursos estratégicos mapeados e assimilados pelos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu para um processo de internacionalização. Utilizou-se da análise fatorial, regressão linear e anova. Vislumbram quatro grupos de fatores que alicerçam e norteiam os recursos estratégicos importantes e decisivos para o processo de internacionalização dos PPGs: inovação e RH; pesquisa científica; experiência e parceria internacional; e marketing e marca. Os recursos estratégicos identificados e analisados nesta pesquisa, contribuem para que os PPGs possam ter uma maior ciência de quais recursos competitivos podem ser proeminentes para o processo de internacionalização.

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Publicado

2024-07-22

Edição

Seção

Artigos/Papers