Mulheres negras empreendedoras e seus comportamentos de superação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i2.62592

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar os desafios enfrentados e os comportamentos de superação desenvolvidos pelas mulheres negras empreendedoras. Desenvolve-se uma pesquisa exploratória indutiva por meio de entrevistas individuais com empreendedoras negras. Os resultados evidenciam que a interseccionalidade de raça e gênero impacta a maneira de empreender de mulheres negras, seus desafios e comportamentos de superação. Esse estudo contribui ao identificar comportamentos de superação, sendo eles: sororidade, aquilombamento, resiliência e aprendizado contínuo. Este artigo contribui para a literatura centrada nos desafios e dificuldades da mulher negra ao avançar na compreensão dos comportamentos de superação no empreendedorismo feminino negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hillary de Lima Feitosa, Universidade de Fortaleza

Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Gestão, Sociedade e Stakeholders - GPGSS. Tem interesse nos temas de empreendedorismo negro, empreendedorismo social e gestão para stakeholders.

Keysa Manuela Cunha de Mascena, Universidade de Fortaleza

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza (PPGA/UNIFOR) e do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG/UNIFOR). Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGA/FEA/USP). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Gestão, Sociedade e Stakeholders - GPGSS. Editora-chefe da Revista Ciências Administrativas. Tem interesse nos temas de Gestão para Stakeholders, Empreendedorismo social, Empreendedorismo negro, Diversidade e Inclusão, Desempenho social e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Edição

Seção

Artigos/Papers