Empreendedorismo educacional: reflexões para um ensino docente diferenciado
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11263Abstract
O ensaio tem como objetivo descrever as medidas no âmbito das universidades públicas no tocante ao cotidiano da prática docente que tenham como referência os fatores unificadores da iniciativa empreendedora, em especial nos Cursos de Administração. Não é de hoje que a relação ensino-aprendizagem na academia tem sido pautada por processos construídos sob a atmosfera do empreendedorismo, analisados sob diversos aspectos: criação, inovação, revolução, recontextualização, proatividade, comprometimento, dedicação, motivação, riscos. Sob este signo, propugna-se neste trabalho que é possível desempenhar procedimentos didático-pedagógicos orientados pelo composto de elementos que designam a ação empreendedora, mesmo considerando as implicações e ambiguidades presentes no ambiente universitário, no qual normalmente vetores ideológicos e corporativistas tendem a bloquear as prerrogativas docentes de espontaneamente decidir promover uma educação inclusiva, revisitada e capaz de reposicionar o Ensino Superior em patamares mais elevados. Autores como Hoy e Miskel (2015), Hengemühle (2014) e Hartman (2015) apoiam os propósitos do trabalho.
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