EQUIPAMENTOS MECÂNICOS MULTI-FUNCIONAIS E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA: O CASO SUCATRANS
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v5i2.10999Abstract
Este artigo visa a mostrar que a utilização de mecanismos operacionais pode proporcionar benefícios em termos de custos e de desempenho no transporte de materiais. Inicialmente apresenta-se levantamento bibliográfico relativo a aspectos de logística reversa e de transportes. Em seguida, apresenta-se o caso específico de uma empresa de transporte rodoviário de Minas Gerais - a Sucatrans Ltda. - no negócio de fluxo reverso (reaproveitamento) de materiais ferrosos como matéria-prima secundária para o setor siderúrgico. Com esta reflexão da prática, por meio da análise da capacidade de cargas transportadas em veículos longos, e da demonstração de que a utilização de veículos semipesados trucks minimiza os custos e otimiza a receita, quantificam-se aqueles benefícios. Na conclusão, consolida-se a visão de que um sistema logístico eficiente é capaz de estabelecer diferencial competitivo no ambiente globalizado onde as empresas ora se encontram.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-08-29
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.