MARKETING, POLÍTICAS DE CRÉDITO E INADIMPLÊNCIA. VENDER BEM E EVITAR O MAU PAGADOR: UM DESAFIO PERMANENTE
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v3i2.11012Abstract
O presente artigo mostra que a inadimplência voltou a crescer após a grande crise mundial gerada pela incapacidade de se saldarem as cédulas hipotecárias nos Estados Unidos da América. No Brasil sucedeu o mesmo e isto possui sérias conseqüências sobre o mercado de crédito, a concessão de novos empréstimos, o spread ou margem de retorno bancário, as taxas de juros e as vendas a crédito das empresas. Portanto, existe uma forte e significativa correlação, no caso negativa, entre vendas e elevação do nível de inadimplência. Mostra o autor que existem variáveis macroeconômicas relevantes para explicar a inadimplência, e que elas são as mesmas no Brasil e no exterior. De fato, indicam a inadimplência o desaquecimento econômico ou a perda e queda do PIB; o aumento do desemprego; a diminuição do rendimento médio do trabalhador; e o aumento da carga fiscal, entre outros.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-08-30
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.