CARACTERÍSTICAS DO BULLYING COMO UM TIPO DE ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v5i1.11028Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno assédio moral nas empresas e identificar a prática do bullying como uma de suas dimensões, caracterizado pela conduta abusiva do superior hierárquico em relação a seu subordinado. Para tanto examinamos o conceito de assédio moral, mobbing e bullying e sua relação com as pressões para o aumento da produtividade e eficiência nas organizações. Com os dados obtidos pela pesquisa, tecemos as considerações finais tendo como expectativa contribuir para uma visão do fenômeno a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos (assediadores e vítimas) e quais as estratégias que devem ser desenvolvidas pelas empresas para evita-lo, através de intervenções mais eficazes e que devem não só estar dirigidas aos envolvidos diretamente, mas também considerando o contexto onde é gerado esse tipo de comportamento agressivo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.