EFICÁCIA E GESTÃO DE TI: CASO NTI/UFPE
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v4i1.11033Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar como a eficácia dos serviços prestados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aqui representada pela comunidade acadêmica – usuários institucionais – na visão dos seus diretores, no período de 2000 a 2009, encontra-se aderente ou não à noção de fato administrativo, tema desenvolvido por Alberto Guerreiro Ramos. A pesquisa teve uma perspectiva qualitativa e fez uso de entrevista semiestruturada para extrair os relatos dos diretores do órgão no período especificado. Para atingir este objetivo, foram delimitadas as camadas do sistema administrativo do NTI, estabelecendo, através da articulação desses elementos, se a eficácia concebida por Guerreiro Ramos está aplicada ao ambiente de TI do NTI através dos serviços prestados pelo órgão, assim como o tipo de racionalidade estabelecida nas ações gerenciais do NTI e conseqüentemente, a ética predominante em seu ambiente interno.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.