Uma Análise de Técnicas de Ensino em Ciências Sociais e Características Sociodemográficas dos Discentes
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11081Abstract
Este artigo é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal identificar a existência de associação entre a preferência por técnicas de ensino e as características sociodemográficas de estudantes de cursos de ciências sociais. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter bibliográfico exploratório, para a identificação das técnicas a serem pesquisadas, seguido de uma análise quantitativa com 89 discentes, com o intuito de identificar as preferências e as relações. Foram identificadas tanto as técnicas preferidas quanto as menos apreciadas pelos alunos. Posteriormente, as técnicas foram agrupadas em 08 fatores através de análise fatorial e descobriu-se que alguns dos fatores estão associados a características sociodemográficas dos discentes. Desse modo, os docentes podem lançar mão de técnicas que têm maior aceitação, adaptando-se às contingências e potencializando assim a aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.