Empregabilidade e Inserção Profissional: Expectativas e Valores dos Participantes de Empresas Juniores
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11085Abstract
A percepção de que a inserção em uma empresa júnior tem impacto positivo na empregabilidade de seus ex-integrantes é um aspecto de atração que essa organização exerce sobre os estudantes. Apesar desse apelo, observa-se que não são todos os universitários que se interessam por fazer parte de empresas juniores, mas apenas uma pequena parcela. O fato da inserção nessas empresas ser algo restrito a um pequeno grupo gerou o interesse em realizar uma pesquisa qualitaitiva que procurou identificar os valores que orientam as escolhas profissionais dos jovens que integram essas empresas. Os relatos dos entrevistados foram analisados vis-à-vis a tipologia de Schwartz (1992). Os resultados indicaram que os jovens entrevistados revelam motivações que encontram aderência aos tipos motivacionais auto-suficiência; estimulação; realização e poder.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.