A ética corporativa e o cenário competitivo: uma análise dos dilemas éticos nas relações de trabalho contemporâneas a partir do filme "O Corte" (Le Couperet)

Authors

  • Fábio Francisco de Araujo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)/Estudante do Programa de Doutorado em Administração da PUC-Rio.
  • Patricia Amélia Tomei Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Professora Associada da PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11105

Abstract

O fenômeno global contribuiu para a exclusão das fronteiras entre países e economias, impactando fortemente a sociedade contemporânea. Observa-se o surgimento de uma nova lógica para condução das atividades empresariais, que proporciona a formação de um ambiente altamente competitivo, onde se impõem novos modelos de relações de trabalho e dilemas éticos. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar as mudanças nas relações de trabalho e os dilemas éticos impostos às organizações e aos profissionais que atuam numa sociedade global. A metodologia utilizada partiu da premissa de que as produções cinematográficas são reflexos de expressões culturais e abordam questões que contribuem para a análise de fenômenos reais. Ao estreitar as relações entre cinema e sociedade, os filmes exprimem o reflexo das crenças e valores dominantes na cultura. A seleção do filme francês O Corte (Le Couperet), como objeto de análise, na medida em que oferece uma visão oportuna sobre o mundo do trabalho e suas transformações nas modernas corporações. O filme parece sinalizar, assim, para os riscos apontados por autores como Ransome (1999) sobre o efeito corrosivo desses novos arranjos na crença do trabalho como fonte de realização das expectativas materiais e psicológicas dos indivíduos. O artigo aponta a discussão da ética corporativa como um instrumento útil aos membros da organização, visando reeducar os indivíduos para fazer com que os efeitos de um ambiente de alta competitividade sejam mitigados e, assim, buscar o equilíbrio entre a cooperação e a assertividade, respeitando os limites sociais e morais.

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Author Biographies

Fábio Francisco de Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)/Estudante do Programa de Doutorado em Administração da PUC-Rio.

Doutorando em Administração de Empresa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Pesquisador do Núcleo de Comportamento do Consumidor da PUC-Rio. Área de interesse: Marketing e Estratégias Organizacionais. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2008), onde atuou como pesquisador e monitor de Direito Empresarial. Graduou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2006), onde participou de projetos de iniciação científica. Experiência profissional na área de Gerência de Projetos no SESCOOP/RJ (2004). Experiência Profissional na área de Logística e Compras da Reginaves Ltda. – Frangos Rica (2005 e 2006). Áreas de interesse: marketing, estratégia, planejamento e organizações. Instituição de vinculação: PUC-Rio.

Patricia Amélia Tomei, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Professora Associada da PUC-Rio.

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), doutorado em doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, mudança organizacional, recursos humanos, desempenho organizacional. Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", com Marcelo L. Braunstein (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos com Adriana Lerner ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"com Giuseppe Russo e Carla Bottino (Office Book,2008), "O que é a Cultura Organizacional?"( Ed. Brasiliense, 2011).

Published

2012-09-30

Issue

Section

Artigos/Papers