Estética e consumo: estudando duas tribos urbanas cariocas
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i1.11120Abstract
A pesquisa foi motivada pela crescente importância dos estudos sobre o fenômeno do tribalismo urbano para o Marketing. Alguns desses estudos indicam que produtos e marcas podem ser apropriados pelos membros da tribo para a criação de uma identidade. Nesse contexto, definiu-se como objetivo deste estudo investigar e confrontar padrões estéticos e práticas de consumo adotadas por duas tribos urbanas identificadas com o dia e com a noite na cidade do Rio de Janeiro. A tribo do dia foi escolhida a partir da praia não só pela importância social, cultural e econômica que as praias assumem no Rio de Janeiro, mas também pelo fato de a praia ser o valor de ligação entre pessoas de diversos locais do Rio, particularmente das áreas mais nobres da cidade. Já a tribo da noite foi composta por frequentadores de bailes de black music. A análise desses grupos sugere que eles apresentam padrões estéticos específicos e distintos, que servem como forma de identificação entre os membros de cada grupo. Os resultados também apontaram que o consumo de determinados produtos está relacionado com os valores de ligação das tribos investigadas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.