A relação das competências empreendedoras e da conduta intraempreendedora no setor de serviços educacionais
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i2.11129Abstract
O objetivo deste estudo é explicar a relação entre a conduta intraempreendedora, segundo Moriano; Topa; Valero e Lévy (2009), e suas competências empreendedoras, conforme a abordagem de Lenzi (2008), nos funcionários das unidades do Senac do estado de Santa Catarina. O referencial teórico apresenta os temas essenciais que se relacionam à problemática do estudo, quais sejam: empreendedorismo, competências empreendedoras e conduta intraempreendedora. Para a análise destas relações, a abordagem neste artigo de natureza aplicada foi majoritariamente quantitativa. As características do estudo o posicionam como de objetivo descritivo e os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, estudo de caso e a survey com questionário. Para tanto, utilizou-se as técnicas estatísticas Anova, Análise Fatorial e Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstram que as competências mais comuns foram comprometimento, persistência e correr riscos calculados, e as menos frequentes busca de oportunidades e iniciativas e estabelecimento de metas. Com relação à conduta intraempreendedora, as análises evidenciam uma relação significativa e relevante para todos os construtos, exceto tempo disponível e incerteza nas tarefas. Por fim, as competências empreendedoras apresentaram forte correlação com os construtos do intraempreendedorismo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.