Gestão ambiental: um estudo em empresas do setor sucroalcooleiro em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11137Abstract
O setor empresarial vem promovendo uma mudança em seu modelo de gestão, desde o início dos anos 90, quando assumiu uma atitude positiva para com o meio ambiente. Assim, as questões ambientais têm se tornado parte do planejamento estratégico das organizações devido às regulamentações mais rigorosas e às demandas da sociedade por maior responsabilidade ambiental. Para tanto, este estudo tem como objetivo identificar e analisar as práticas ambientais adotadas pelas empresas do setor sucroalcooleiro em Goiás. Este artigo pretende, também, procurar respostas para questões relacionadas aos fatores que possam contribuir para a criação de vantagens competitivas dentro destas organizações. As organizações enfocadas no estudo são denominadas de A, B, C e D. Esta pesquisa utiliza os fundamentos da abordagem qualitativa e exploratória e pode ser caracterizada como uma pesquisa de campo. Na cultura e processamento da cana-de-açúcar, certamente ainda se fazem presentes, impactos negativos para o meio ambiente. Mas, a adoção de ações aqui mencionadas, como a busca pela conservação do solo e vegetação, a troca da queimada por colheitadeiras, a racionalização no uso de produtos químicos, o reaproveitamento de resíduos do processo produtivo (como a geração de energia através do bagaço da cana), dentre outras, apontam benefícios para as empresas do setor e para o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.