Vantagem Competitiva e Desempenho: um estudo sobre as Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11139Abstract
Este trabalho teve o objetivo de estudar a relação entre Educação à Distância (EAD), compreendida como aplicação da TI e vantagem competitiva, e o desempenho das IFES brasileiras. Tal estudo foi suportado pelas teorias de vantagem competitiva representadas pelo posicionamento (Porter 1989; 1990a; 2004) e visão baseada em recursos (Wernerfelt, 1984; Peteraf, 1993; Rumelt, 1991; Dierickx & Cool, 1989; Barney, 1991) e pelo enfoque pragmático de Powell (2001) que de forma divergente compreendem a relação entre desempenho sustentável e vantagem competitiva. Para examinar tal relação foram usados dados secundários obtidos do último Censo da Educação Superior divulgado em janeiro de 2011, do Portal e das Páginas da Transparência e do Ministério da Educação que foram submetidos à análise de regressão múltipla. O modelo obtido foi considerado significativo, porém os resultados apontaram para a confirmação da hipótese oriunda de Powell (2001) de que a TI entendida como vantagem competitiva – neste caso a EAD – não guarda relação significativa positiva com os indicadores de desempenho das IFES, em alguns casos. Tal resultado reforça, no caso das IFES e da EAD, o pressuposto de que vantagens competitivas não necessariamente estão aliadas ao desempenho (Powell, 2001) e que a TI precisa estar aliada a outros recursos para conseguir agregar valor (Powell & Micaleff, 1997), ao menos de acordo com os indicadores de desempenho utilizados neste trabalho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-09-30
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.