Competências e Habilidades do tutor virtual que influenciam na aprendizagem dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11174Abstract
O crescimento exponencial do ensino a distância (EAD) no Brasil gerou uma enorme demanda por profissionais para atender aos seus milhões de alunos. Este artigo trata do papel de um desses profissionais, o tutor virtual. O caminho traçado pelos autores foi mapear na bibliografia um perfil de competências e habilidades do tutor, e buscar compreender quais mais influenciam a aprendizagem dos alunos, através de uma pesquisa quantitativa. Analisando o referencial teórico, foi construída uma lista com 13 competências e habilidades do tutor virtual. Submetida a 20 tutores e 153 alunos de um MBA semipresencial, os pesquisados selecionaram as 3 competências/habilidades que considerassem mais influentes, do 1º. ao 3º. lugares, escolhendo também a competência ou habilidade com menor grau de influência no aprendizado. O presente trabalho apresenta e discute a visão de tutores e alunos do MBA sobre a prioridade das competências para a aprendizagem, e faz uma análise comparativa entre essas visões.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.