Competências e Habilidades do tutor virtual que influenciam na aprendizagem dos alunos

Auteurs

  • Neide Lúcia de Oliveira Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Rui Marroig Universidade Federal Fluminense
  • Vera Regina Ramos Pinto Universidade Federal Fluminense

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11174

Résumé

O crescimento exponencial do ensino a distância (EAD) no Brasil gerou uma enorme demanda por profissionais para atender aos seus milhões de alunos. Este artigo trata do papel de um desses profissionais, o tutor virtual. O caminho traçado pelos autores foi mapear na bibliografia um perfil de competências e habilidades do tutor, e buscar compreender quais mais influenciam a aprendizagem dos alunos, através de uma pesquisa quantitativa. Analisando o referencial teórico, foi construída uma lista com 13 competências e habilidades do tutor virtual. Submetida a 20 tutores e 153 alunos de um MBA semipresencial, os pesquisados selecionaram as 3 competências/habilidades que considerassem mais influentes, do 1º. ao 3º. lugares, escolhendo também a competência ou habilidade com menor grau de influência no aprendizado. O presente trabalho apresenta e discute a visão de tutores e alunos do MBA sobre a prioridade das competências para a aprendizagem, e faz uma análise comparativa entre essas visões.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Rui Marroig, Universidade Federal Fluminense

Vera Regina Ramos Pinto, Universidade Federal Fluminense

##submission.downloads##

Publiée

2014-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers