Características do comportamento empreendedor durante o insucesso
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i3.11179Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento resiliente e os estilos de enfrentamento de empreendedores durante o insucesso empresarial. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, baseada em pesquisa empírica. Adotou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foi realizada com 13 empreendedores paulistas que vivenciaram o insucesso empresarial. A análise dos dados foi a partir da aplicação da Escala de Funcionamento Defensivo e da técnica de análise de conteúdo. Como resultados constatou-se que os estilos de enfrentamento mais utilizados foram identificação projetiva, atuação e afiliação, o que significa que o empreendedor durante o insucesso empresarial projeta a outro a responsabilidade pelo seu fracasso, age sem o devido planejamento ou reflexão, porém, busca ajuda para minimizar tal situação; além disso, encontrou-se o estigma do fracasso, a aliança ou apoio externo, a perturbação emocional e os aspectos econômicos, como as principais repercussões do fracasso empresarial.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.