A discriminação certificada: o discurso da Revista Você S.A. sobre a obrigatoriedade da pós-graduação para inserção no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11201Abstract
A premência do diploma de pós-graduação parece constituir um dos principais discursos sobre as características necessárias para alcançar o sucesso no mercado de trabalho. Diante desta questão este estudo se propôs a investigar como ocorre a construção deste discurso, analisando a participação de uma revista de negócios na sua constituição. Para isso, reportagens da Você S.A. foram coletadas e submetidas à análise crítica do discurso, mais especificamente ao modelo tridimensional de Fairclough (2001). Concluiu-se que, por meio de estratagemas linguísticos, o discurso analisado procura reforçar a importância da pós-graduação como critério de diferenciação e, consequentemente, de discriminação entre os trabalhadores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.