A discriminação certificada: o discurso da Revista Você S.A. sobre a obrigatoriedade da pós-graduação para inserção no mercado de trabalho

Auteurs-es

  • Marcelo Almeida de Carvalho Silva PUC-Rio
  • Alessandra de Sá Mello Costa PUC-Rio
  • Ana Heloisa da Costa Lemos PUC-Rio

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11201

Résumé

A premência do diploma de pós-graduação parece constituir um dos principais discursos sobre as características necessárias para alcançar o sucesso no mercado de trabalho. Diante desta questão este estudo se propôs a investigar como ocorre a construção deste discurso, analisando a participação de uma revista de negócios na sua constituição. Para isso, reportagens da Você S.A. foram coletadas e submetidas à análise crítica do discurso, mais especificamente ao modelo tridimensional de Fairclough (2001). Concluiu-se que, por meio de estratagemas linguísticos, o discurso analisado procura reforçar a importância da pós-graduação como critério de diferenciação e, consequentemente, de discriminação entre os trabalhadores.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Almeida de Carvalho Silva, PUC-Rio

Graduado em Administração de Empresas pela PUC-RJ (2006) e experiência na área de administração com ênfase em planejamento, análise e pesquisa de mercado, orçamento, viabilidade e retorno financeiro de projetos. Mestre em administração de empresas pela PUC-RJ com ênfase em estudos organizacionais. Doutorando em administração de empresas pela PUC-Rio.

Alessandra de Sá Mello Costa, PUC-Rio

Professora da área de Organizações do IAG e bolsista de produtividade da Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Doutora em Administração pela EBAPE - Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e Graduada em Administração e em História. Membro do Corpo Editorial dos periódicos Cadernos EBAPE.BR (FGV), Gestão e Sociedade (UFMG), Cadernos de Gestão e Empreendedorismo (UFF) e Observatório Nacional de Turismo (FGV), também atua como revisora da Revista de Administração Pública (RAP), da Revista de Administração Contemporânea (RAC), da Revista Organizações e Sociedade (UFBA) e da BAR (Brazilian Administration Review). Líder do Tema História, Memória, Processos Discursivos e Produção de Sentidos da Divisão Acadêmica Estudos Organizacionais da ANPAD (2013/2014). Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do IAG/PUC Rio, possui interesse de pesquisa nas áreas de: (1) Comunicação, Discursos Organizacionais e Práticas de Gestão; (2) História, Memória e Organizações (História e Memória Empresarial e Estudos sobre Elites Empresariais no Brasil); e (3) Teorias Organizacionais (Perspectivas reflexivas sobre as organizações e a dinâmica organizacional; novas epistemologias e perspectivas críticas.

Ana Heloisa da Costa Lemos, PUC-Rio

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (2003), Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994), possui graduação em Sociologia e Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é coordenadora da área de Organizações, professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da mesma Universidade. Membro do Comitê Científico da área Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) da ANPAD. Tem realizado pesquisas e publicado artigos em periódicos científicos sobre os seguintes temas: comportamento organizacional, educação e inserção profissional.

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Publié-e

2015-03-30

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers