Mapeamento do ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração no Brasil

Authors

  • Natane de Cassia Leivas de Medeiros Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andreas Dittmar Weise Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11204

Abstract

Considerando que o curso de Administração vem apresentando índices significativos de crescimento nos últimos anos no país, este artigo se propõe a realizar um mapeamento do ensino e pesquisa desses cursos tanto de graduação como de pós-graduação no Brasil. Para isso, a com a coleta dos dados dos cursos de graduação foi obtida junto ao portal e-MEC. Já dos cursos de pós-graduação foi feita com base nos cursos reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e suas Linhas de Pesquisa na Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Os principais resultados mostram que, quanto à graduação existe certa uniformidade na distribuição dos cursos, diferentemente do que ocorre na pós-graduação, onde as ofertas ocorrem em menos Estados e basicamente nas suas capitais. Entretanto, ambos mapeamentos apresentaram forte concentração de cursos ofertados nas regiões Sudeste e Sul, conhecidas como as regiões mais desenvolvidas do país.

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Author Biographies

Natane de Cassia Leivas de Medeiros, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Franciscano

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Finanças pelo Centro Universitário Franciscano

Andreas Dittmar Weise, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria

Published

2015-03-30

Issue

Section

Artigos/Papers