O Lançamento de uma nova embalagem do refrigerante Coca-Cola: um estudo de caso sobre o lançamento da mini pet pela empresa Rio de Janeiro Refrescos
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11216Abstract
Este estudo investigou o lançamento da embalagem de Coca-Cola Pet 250 mililitros (ml.) realizado pela empresa Rio de Janeiro Refrescos. O foco do lançamento recaiu sobre consumidores de baixa renda. Aaker (1998) descreve que a marca é composta por ativos e passivos que podem ser agrupados em cinco dimensões: lealdade, conhecimento, qualidade percebida. No caso dos consumidores de baixa renda, o interesse pode ser relacionado com aspirações sociais e sentimentos de inclusão, que vêm com o consumo das mesmas marcas consumidas pelas classes altas (Chauvel e Mattos, 2008). Prahalad (2005) destaca que criar ofertas competitivas para baixa renda permite aproveitar novas oportunidades de mercado. O método caso foi utilizado para condução da pesquisa. A adoção do estudo de caso, que preconiza o uso de múltiplas fontes de evidência, cria condições para uma triangulação dos dados durante a fase de análise (Yin, 2005). Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais de marketing da empresa e de um ponto de vendas do produto. Os resultados mostram que a estratégica foi eficiente em enfrentar os concorrentes do mercado de bebidas não-alcoólicas, e que o produto foi adequado para atingir o público-alvo, pois permitiu o consumo do refrigerante Coca-Cola a um preço mais acessível.
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