Institutional work: uma ponte entre estudos críticos e institucionais?
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.11242Abstract
O artigo debate a proposta de Lawrence, Suddaby, e Leca (2011) de construção de uma ponte entre as abordagens crítica e institucional em estudos organizacionais por meio do conceito de institutional work. São analisadas as teorias de institutional work (Lawrence; Suddaby; Leca, 2011), e, dentro da perspectiva crítica, da teoria da Economia Política do Poder (FARIA, 2008). São identificados quatro pontos que mostram problemática esta aproximação teórica: o conceito de instituição; o conceito de mudança institucional; o conceito de agência; e o foco sobre intencionalidade, interesse e poder. Conclui-se que a proposta de aproximação teórica das distintas abordagens demanda que se analisem, debatam e esclareçam as bases epistemológicas e o corpo teórico em que os conceitos de ambas são utilizados, para que não se caia na falácia de fazer comparação direta de conceitos que, embora tenham a mesma terminologia, são utilizados com significados diferentes em cada tradição teórica.
Palavras-chave: Institutional Work; Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais; Interdisciplinariedade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.