História, Memória e Meios de Comunicação: Uma Análise do Discurso Publicitário na Revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11245Abstract
Estudos que interligam os temas história, memória e meios de comunicação crescem a cada dia, sustentados por três movimentos: estudos de memória, que problematizam formas de representação, mediação e circulação das memórias nas sociedades; estudos acerca do uso estratégico da história pelas empresas; e estudos de mídia e história, que identificam as interfaces analíticas entre estas áreas, priorizando os estudos acerca dos usos do passado pelos meios de comunicação. Assumindo que os meios de comunicação são lugares de memória e que as organizações os utilizam estrategicamente, buscou-se compreender como os temas história e memória são apropriados pelo discurso publicitário veiculado na mídia de massa brasileira. O corpus da pesquisa foi composto por 416 anúncios da Revista Veja de 2008 a 2013, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Como resultado, identificou-se cinco estratégias: a história como assinatura, como comemoração, como oportunidade, como foco, e como sustentação.
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