Aprendizagem empreendedora para inovação: estudo de casos de pequenas empresas do programa ALI
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i3.11271Abstract
Embora evidente a influência do processo de aprendizagem na geração e implementação de inovações bem como o impacto da inovação na aprendizagem empreendedora, ainda são emergentes os estudos empíricos que relacionem os dois temas. Este estudo teve como objetivo principal analisar como os empreendedores participantes do programa agentes locais de inovação-ALI, desenvolvido pelo SEBRAE, aprenderam a inovar observando-se especificamente, os modos de aprendizagem experiencial, formal, por network e vicarious learning. Foi realizado por meio de um estudo de casos múltiplos, com dois casos de sucesso do programa Agentes Locais de inovação-ALI. Após a descrição individual foi realizada análise comparativa dos casos em que foram destacadas as semelhanças e diferenças com relação a cada modo de aprendizagem definidos como os mais relevantes. Com base nas evidências verificou-se que os diversos modos de aprendizagem empreendedora foram identificados e que esses tipos de aprendizagem empreendedora contribuíram para suas inovações empresariais.
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