Lealdade de cooperados em uma cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11279Abstract
O presente estudo buscou o esclarecimento do construto lealdade nas empresas cooperativas. Para tanto, buscou-se identificar a percepção dos cooperados quanto à sua lealdade em relação à cooperativa a qual pertencem, quais as dimensões atitudinais que contribuem para a construção desta percepção e se o tempo de relacionamento interfere nas relações de lealdade entre estes e a cooperativa. Deste modo, foi realizada uma pesquisa de campo que teve por objetivo medir a percepção de lealdade dos cooperados de uma cooperativa de crédito, baseada no estudo das quatro dimensões atitudinais da lealdade descritos por Oliver (1999). Os resultados apurados indicam um índice relevante de confirmação de lealdade por parte dos cooperados, uma relação positiva entre a lealdade dos mesmos e as dimensões atitudinais de lealdade afetiva, conativa e de ação descritas por Oliver (1999) e evidências de que o tempo de relacionamento parece interferir positivamente na percepção de lealdade pelos cooperados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-23
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.