Determinantes e dificuldades de crescimento para mulheres empreendedoras
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11292Abstract
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar determinantes e dificuldades de crescimento de empresas de mulheres, bem como a relação de características da empresa e das empreendedoras com estas variáveis. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 102 empreendedoras. O instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado. O tratamento dos dados foi realizado com análises descritivas e exploratórias. O teste de Spearman mostrou a correlação entre as determinantes e dificuldades de crescimento com características da empresa e das empreendedoras. A análise de Cluster mostrou grupos de atributos similares relacionados a determinantes e dificuldades de crescimento. As principais determinantes foram: tempo dedicado ao negócio, conhecimento prévio, capacidade criativa e inovadora e novos produtos e serviços. As principais dificuldades foram falta de qualificação pessoal, falta de auto confiança, baixa capacidade inovadora; falta de planejamento, falta de organização, falta de informações sobre o negócio e falta de estratégia de crescimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-11
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.