Representação Social do Endividamento Individual
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11293Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar a ideia de endividamento na visão dos próprios indivíduos, uma vez que não há consenso na literatura teórica sobre o conceito. Para a obtenção dos propósitos da pesquisa, foram realizadas 300 entrevistas estruturadas de curta duração. Os dados, ademais, foram analisados por meio da técnica de evocação de palavras, dado que o método permite o acesso à representação social de um conceito decompondo-o em ideias centrais e periféricas, a partir da visão de diferentes classes e estratos sociais. Os principais resultados do estudo revelam que há uma multiplicidade de aspectos e variáveis que contribuem para a formação do conceito, porquanto diversos construtos e dimensões competem para a formação do fenômeno. Sucintamente, o endividamento representa para os respondentes o produto de contas, gastos, dívidas e obrigações decorrentes da confluência de fatores gerados por ações individuais e/ou externas, resultando em disposições emocionais perniciosas ao indivíduo. Ao fim, serão expostas as contribuições finais da pesquisa, bem como as principais limitações do estudo e as sugestões para trabalhos futuros.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-11
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.