Significados da educação privada na nova classe média
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i2.11301Abstract
Não foram identificados, na literatura de marketing, estudos que se debruçassem sobre a aquisição de educação privada como forma de consumo. Este estudo buscou investigar significados atribuídos à educação privada por famílias pertencentes à nova classe média brasileira, a partir de uma abordagem interpretativa, recorrendo à sociologia da educação de Bourdieu como base para a investigação empírica. Foram entrevistados em profundidade pais e mães, de famílias pertencentes aos estratos inferiores da classe média, que dedicavam uma parcela do orçamento familiar a gastos com educação privada para seus filhos. Emergiram dos relatos temas como percepção sobre a qualidade de ensino e aquisição de capitais social e cultural para os filhos matriculados em instituições privadas. Os resultados do estudo estão alinhados com as propostas de Bourdieu e mostram que a aquisição de educação privada encontra-se intimamente ligada ao processo de ascensão social daquele segmento da população.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.