A institucionalização da temática da sustentabilidade no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i5.11311Abstract
Nacionalmente, algumas instituições de ensino passaram a introduzir a sustentabilidade em seus currículos. Todavia, tais experiências são isoladas, pois não há diretrizes oficiais tratando especificamente de inserir esta temática nos diversos níveis de ensino. Entre estas experiências, o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA – UEL) destaca-se por sua área de concentração e todas as suas linhas de pesquisa contemplarem essa temática. Diante dessa especificidade, o objetivo deste artigo é analisar como ocorreu a institucionalização da temática a sustentabilidade no PPGA – UEL. O aporte teórico do trabalho é composto pela teoria institucional e educação para sustentabilidade. A pesquisa é um estudo de caso, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados são primários e secundários, cujas fontes são documentos e conteúdo recolhido por entrevista semiestruturada. A análise feita mediante análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que a inclusão da temática ocorre gradualmente. Houve fatores internos e externos que contribuíram para a institucionalização da temática, tais como o trabalho institucional que tem sido utilizado ao longo do período analisado para romper lógicas institucionalizadas e para dar legitimidade e manutenção da nova lógica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.