Interrupção voluntária da carreira em prol da maternidade
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i5.11316Abstract
Ao mesmo tempo em que as mulheres passaram a ter mais abertura no mercado de trabalho, muitas também se depararam com dificuldades diversas para se manterem nele depois de assumirem o papel de mães. Neste contexto, definiu-se como objetivo de pesquisa analisar a motivação das mulheres que decidiram abdicar da carreira para se dedicarem integralmente à maternidade, assim como a percepção delas a respeito da experiência que vivenciaram a partir dessa decisão e suas perspectivas futuras. Realizou-se uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. A coleta de dados efetuou-se por meio de entrevistas em profundidade com 14 mães que abdicaram da carreira. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as políticas empresariais e governamentais que são voltadas para as profissionais que possuem filhos ainda são insuficientes para lhes garantirem condições adequadas para permanecerem no mercado sem terem que escolher entre a carreira e a maternidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.