Satisfação, conflitos e engajamento no trabalho para professores do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.11325Abstract
O presente artigo tem como objetivo descrever a relação entre conflitos intragrupais, engajamento e satisfação com o trabalho para professores da Rede Pública do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-descritiva de corte transversal com a aplicação de 201 questionários de tipo survey a professores de dez escolas públicas. As análises mostraram que os conflitos de ordem afetiva influenciaram diretamente na percepção de Satisfação no Trabalho. Além disto, a satisfação com a natureza do trabalho está diretamente relacionada com o engajamento e esta relação é moderada pela percepção de conflitos intragrupais. Os resultados encontrados sugerem que para os professores os conflitos são importantes vetores do engajamento, enfatizando a necessidade de promover vivências positivas nas atividades laborais em escolas preservando a natureza do trabalho docente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-10-20
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.