A multinacional que terceirizou suas transações financeiras
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.11336Abstract
Este caso de ensino traz a história real de uma multinacional que decidiu adotar o modelo de Centros de Serviços Compartilhados (CSC) nas diferentes regiões em que atua no mundo. Após esclarecer o que é este modelo, apresenta-se a visão geral da área de finanças global da empresa, descrevendo em detalhes o projeto de implantação do CSC terceirizado na América Latina. Relatam-se as opções antes das decisões, os obstáculos na fase de negociação, os acordos na fase de definição e planejamento e por fim, as lições aprendidas nestas etapas. Os aprendizados servem a empresas que necessitam ajustar planos de caráter global à realidade regional, ou ainda às unidades de negócio que precisam viabilizar mudanças organizacionais de caráter radical sendo forçadas a adaptarem-se às estratégias definidas a partir da matriz. O caso é recomendado principalmente para cursos de Administração ou para disciplinas ligadas a finanças, gerenciamento de projetos e de mudanças, visão estratégica e planejamento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-08-23
Issue
Section
Produto Tecnológico Educacional
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.