Produção mais limpa no setor de cachaça: estudo em engenho no estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i1.11349Abstract
A Produção mais Limpa(PML) tem por objetivo minimizar os impactos que as organizações podem causar ao meio ambiente, através da redução dos resíduos no processo produtivo. Neste sentido, este estudo tem por objetivo averiguar as práticas da produção mais limpa para minimização de resíduos do processo produtivo do engenho produtor de cachaça localizado no Município de Areia – PB. Esta pesquisa é classificada como um estudo de caso e descritiva, utilizando como base os três níveis da PML proposto pelo Conselho Nacional de Tecnologias Limpas – CNTL (2003). A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi estruturada com o proprietário do engenho e da observação direta, através de visitas técnicas. As informações coletadas foram analisadas de forma qualitativa. Os resultados identificaram que no nível I – Redução na fonte é o menos presente nas práticas da empresa, devido a impossibilidade de evitar a geração dos resíduos; e o nível II–Reciclagem Interna possui maior destaque dentre os níveis, cujos resíduos gerados são em sua maioria utilizados no processo próprio produtivo. O nível III – destaca-se a reciclagem externa do bagaço e a compostagem orgânica da palha.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.