LOS DIFERENTES DISCURSOS Y NARRATIVAS DEL FUTURO DE TRABAJO

Authors

  • Julice Salvagni UFRGS
  • Cesar Santos Brunetto IMED
  • Renato Colomby IFPR
  • Cibele Cheron PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.48753

Abstract

To compare different discourses and narratives about the future of work, this article carried out a social network analysis based on the selection of 40 actors from international organizations, professional organizations, trade unions, political parties, consulting companies and the academy, from different countries. After the collection of data available in publications of the selected actors, 35 variables were divided between the Employment, Technology, Market and Socioeconomics blocks. This article recognizes that a linear and one-dimensional narrative may not capture and reflect the heterogeneous points of view of what it means to work in the contemporary world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Julice Salvagni, UFRGS

Professora Adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos Organizacionais. Pós-Doutorado, Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES - 2016-2018). Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011)

Cesar Santos Brunetto, IMED

Mestre em Sociologia: transformação social e inovação pela Universidade de Barcelona.

Renato Colomby, IFPR

Doutor (2019) e Mestre (2016) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Especialista em Educação para o Ensino Superior e EAD. Possui graduação concluída em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e graduação em andamento no curso de Psicologia. É Professor no Colegiado de Administração do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus Palmas. Além de ser Líder do Grupo de Pesquisa NEPT - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas, também é integrante do Observatório Internacional de Carreira - OIC e do GINEIT (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho), ambos vinculados ao PPGA/EA/UFRGS. É líder do Tema 10 Trabalho, Organizações e Subjetividade na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração).

Cibele Cheron, PUCRS

Possui Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  

Published

2021-07-01

Issue

Section

Artigos/Papers