Epistemologia dos saberes docentes

Um estudo em Programas de Pós-Graduação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i2.54263

Abstract

The objective of the study was to understand how the process of construction of knowledge mobilized by professors of the stricto-sensu Postgraduate Programs in Accounting takes place. In methodological terms, in the first stage, there was a survey research, and in the second, semi-structured interviews with professors. The results showed that the most mobilized knowledge were professionals, indicating a gap in the pedagogical training of the investigated teachers. Regarding the construction of knowledge, the research findings revealed that they were built during their trajectories before entering the teaching career, in the stricto-sensu Postgraduate environment, in the experience with their masters.

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Author Biographies

Simone Rodrigues Zabolotny, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande, possui curso Técnico em Contabilidade (2001), pela Escola Técnica Getúlio Vargas, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) e Especialização em Controladoria, pela Anhanguera (2011). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Rio Grande.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.                

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Published

2022-08-16

Issue

Section

Artigos/Papers