Neuromarketing e técnicas neurocientíficas
Produção acadêmica no marketing
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v18i4.64935Abstract
Teve-se como objetivo avaliar a produção acadêmica concernente às técnicas neurocientíficas de monitoramento ocular, condutância da pele e eletroencefalograma no marketing. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica com as menções das três técnicas neurocientíficas supracitadas, mapeando as principais plataformas científicas (Proquest, Web of Science, Capes, Scopus, Scielo e Spell), incluindo todos os resultados (1993-2022). Apesar do crescente interesse na aplicação das técnicas no contexto do neuromarketing, ainda são escassos os esforços nesse sentido, apresentando-se como uma lacuna significativa.
Downloads
References
Agarwal, S., & Dutta, T. (2015). Neuromarketing and consumer neuroscience: current understanding and the way forward. Decision, 42(4), 457-462. https://doi.org/10.1007/s40622-015-0113-1.
Andreoli, T. P., & Batista, L. L. (2020). Possíveis ações regulatórias do greenwashing e suas diferentes influências na avaliação de marca e no julgamento dos consumidores. ReMark-Revista Brasileira de Marketing, 19(1), 29-52. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.14755.
Andreoli, T. P., & Nogueira, A. C. V. (2021). Falsos discursos mercadológicos. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 15(2), 69-87. https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.48890.
Babaç, E., & Yüncü, H. R. (2022). Determination of user experience on food business websites by using Neuromarketing techniques. Tourism & Management Studies, 18(3), 49-64. https://doi.org/10.18089/tms.2022.180304.
Barcelos, J., de Aquino Gomes, S. H., & Oliveira, F. R. (2018). Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica. Em Questão, 83-108. https://doi.org/10.19132/1808-5245242.83-108
Batista, L. L., & Marlet, R. Q. (2018). Comunicação, Neurociência e a Recepção Não-Declarada. Revista Famecos, 25(1), ID27225-ID27225. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27225.
Bercea, M. D. (2013). Quantitative versus qualitative in neuromarketing research. Munich Personal RePEc Archive.
Bočková, K., Škrabánková, J., & Hanák, M. (2021). Theory and practice of neuromarketing: Analyzing human behavior in relation to markets. Emerging Science Journal, 5(1), 44-56. http://dx.doi.org/10.28991/esj-2021-01256
Boshoff, C., & Toerien, L. (2017). Subconscious responses to fear-appeal health warnings: An exploratory study of cigarette packaging. South African Journal of Economic and Management Sciences, 20(1), 1-13. https://dx.doi.org/10.4102/sajems.v20i1.1630.
Camargo, P. C. J. D. (2013). Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. Grupo GEN.
Carmago, S. M., & Moura, V. A. B. (2022). Introdução ao neuromarketing: desvendando o cérebro do consumidor.
Caneppele, N. R., Shigaki, H. B., Serra, F. A. R., Pinochet, L. H. C., & Barcelos, R. H. (2024). EMERGING RESEARCH FRONTIERS IN CONSUMER NEUROSCIENCE. REMark. Revista Brasileira de Marketing, 23(1), 1-20. https://doi.org/10.5585/remark.v23i1.25377
Caruelle, D., Shams, P., Gustafsson, A., & Lervik-Olsen, L. (2024). Emotional arousal in customer experience: A dynamic view. Journal of Business Research, 170, 114344. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.114344
Carvalho, M., & Oliveira, L. (2017). Emotional Design in Web Interfaces. Observatorio (OBS*), 11(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS1122017905.
Casado‐Aranda, L. A., Sánchez‐Fernández, J., Bigne, E., & Smidts, A. (2023). The application of neuromarketing tools in communication research: A comprehensive review of trends. Psychology & Marketing, 40(9), 1737-1756. https://doi.org/10.1002/mar.21832
Chiodelli, L. (2021). A aplicação de métodos de Neuromarketing na área de marketing: uma revisão de literatura. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Curso de Administração, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
de Santana, I. T. S., Jankowitsch, J., da Silva, U. P., & Rodrigues, M. A. C. (2024). Um estudo sobre as percepções dos profissionais de publicidade e propaganda sobre o neuromarketing. COGNITIONIS Scientific Journal, 7(1), 134-168. https://doi.org/10.38087/2595.8801.351
Hernández-Méndez, J., Muñoz-Leiva, F., Liébana-Cabanillas, F. J., & Marchitto, M. (2016). Análisis de la eficacia publicitaria y usabilidad en herramientas Travel 2.0. Un estudio experimental a través de la técnica de eye-tracking. Tourism & Management Studies, 12(2), 7-17. https://doi.org/10.18089/tms.2016.12202
Iloka, B. C., & Anukwe, G. I. (2020). Review of eye-tracking: A neuromarketing technique. Neuroscience Research Notes, 3(4), 29-34. https://doi.org/10.31117/neuroscirn.v3i4.61
Jordão, I. L. D. S., Souza, M. T. D., Oliveira, J. H. C. D., & Giraldi, J. D. M. E. (2017). Neuromarketing applied to consumer behaviour: an integrative literature review between 2010 and 2015. International Journal of Business Forecasting and Marketing Intelligence, 3(3), 270-288. https://doi.org/10.1504/IJBFMI.2017.085371
Kawano, D. R., Jardim, A. C. A., Shimabukuro, M., Rodrigues, L. M. G., & Batista, L. L. (2017). Campanhas de combate ao Aedes aegypti na região amazônica: uma análise de atenção visual com o uso do eye tracker. Signos do Consumo, 9(2), 106-120. https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p106-120
Kawano, D. R., Batista, L. L., Silva, P. H. M. L., & da Silva, C. E. (2022). Podem as marcas medir e compreender a eficácia de suas fachadas? Um estudo de atenção visual com o eye tracking. Signos do Consumo, 14(1). https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i1e197724
Lehnhart, E., Radons, D. L., Tagliapietra, R. D., & Tontini, J. (2021). Aplicação da técnica de eye tracking em pesquisas envolvendo a tomada de decisão: uma análise bibliométrica dos estudos publicados entre 2009 e 2019. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 12(1), 41-59. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i1p41-59.
Levrini, G. (2020). A utilização do eye-tracker como ferramenta auxiliar para aumento da eficácia na visualização das mídias externas tradicionais (OOH). Marketing & Tourism Review, 5(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5765.
Lin, M. H. J., Cross, S. N., Jones, W. J., & Childers, T. L. (2018). Applying EEG in consumer neuroscience. European Journal of Marketing, 52(1/2), 66-91. https://doi.org/10.1108/EJM-12-2016-0805
Louro, F. G., & Barboza, R. A. (2024). Neuromarketing: exploring the unconscious side of consumption. REMark: Revista Brasileira de Marketing, 23(1). https://doi.org/10.5585/remark.v23i1.23541
Mawad, F., Trías, M., Ares, G., & Maiche, A. (2015). Relación entre los estilos cognitivos dependencia e independencia de campo y la selección de etiquetas de yogur. Psicología, Conocimiento y Sociedad, 5(1), 54-81.
Gallina, M., Spers, E. E., de Almeida, L. F., Zalla, S., & de Meneses, J. V. (2022). Atenção Visual sobre Embalagem com Design Congruente e a Escolha do Consumidor: um experimento com o uso do eye-tracking. International Journal of Business and Marketing, 7(2), 86-96. https://doi.org/10.18568/ijbmkt.7.2.194
Monteiro, S. D., Rodas, C. M., & Vidotti, S. A. B. G. (2020). A busca e o eye tracking: um olhar semiótico sobre o knowledge graph. Em Questão, 304-326. https://doi.org/10.19132/1808-5245261.304-326.
Morin, C. (2011). Neuromarketing: the new science of consumer behavior. Society, 48(2), 131-135. https://doi.org/10.1007/s12115-010-9408-1.
Oliveira, J. H. C. D., & Giraldi, J. D. M. E. (2019). Neuromarketing and its implications for operations management: an experiment with two brands of beer. Gestão & Produção, 26, e3512.
Oliveira, J. H. C. D., & Giraldi, J. D. M. E. (2019). Neuromarketing and its implications for operations management: an experiment with two brands of beer. Gestão & Produção, 26, e3512. https://doi.org/10.1590/0104-530x3512-19.
Andreoli, T. P., & de Assis Vieira, B. (2022). " Oi, Meu Nome É…" x" Me Poupe": Influenciadores Digitais e a Reação dos Consumidores. Revista Gestão & Conexões, 11(1), 39-60. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.1.35933.39-60.
Pastore, C. M. D. A., Maffezzolli, E. C. F., & Mazzon, J. A. (2018). O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing. Revista de Administração Contemporânea, 22(3), 403-423. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170223.
Sanjuán Pérez, A., Videla-Rodríguez, J. J., & Martínez Costa, S. (2016). Percepción de la publicidad destinada a crear imagen cultural de marca: los casos de las marcas Abanca y Gas Natural Fenosa. Observatorio (OBS*) Journal,, 10(4), 22-34.
Petroll, M. D. L. M., & Prado, P. H. M. (2015). Os pop-up ads estão entre nós: a invasão desse placement televisivo e seus efeitos sobre o consumidor com auxílio da tecnologia do eye tracking. ReMark-Revista Brasileira de Marketing, 14(1), 18-32. https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2738.
Rodas-Areiza, J. A., & Montoya-Restrepo, L. A. (2018). Methodological proposal for the analysis and measurement of sensory marketing integrated to the consumer experience. Dyna, 85(207), 54-59. https://doi.org/10.15446/dyna.v85n207.71937.
Rodas, C. M., & Vidotti, S. A. B. G. (2017). Eye tracking em interface do google: a influência do elemento" Rich Snippet". Informação & Informação, 22(2), 402-419. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p402.
Rodas, C. M., & Vidotti, S. A. B. G. (2016). Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam. Brazilian Journal of Information Science, 10(3), 112-119.
Rodas, C. M., Vidotti, S. A. B. G., & Monteiro, S. D. (2016). Interface de busca do Google e Yahoo: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking. Informação & Sociedade, 26(2).
Rodas, J. A., & Montoya-Restrepo, L. A. (2019). Medición y análisis de anuncios publicitarios en televisión con base en las herramientas Seguidor-de-visión y Lector-de-rostro (EyeTracking y FaceReader). Información tecnológica, 30(2), 3-10. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642019000200003.
Rodrigues, R., Veloso, A., & Mealha, Ó. (2016). Influence of the graphical layout of television news on the viewers: An eye tracking study. Observatorio (OBS*), 10(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS1012016853.
Rovira, C., Capdevila, J., & Marcos, M. C. (2014). La importancia de las fuentes en la selección de artículos de prensa en línea: un estudio de Google Noticias mediante seguimiento ocular (eye-tracking). Investigación bibliotecológica, 28(63), 15-28. https://doi.org/10.1016/S0187-358X(14)72574-2.
Royo-Vela, M., & Varga, Á. (2022). Unveiling neuromarketing and its research methodology. Encyclopedia, 2(2), 51. http://dx.doi.org/10.3390/encyclopedia2020051.
Santos, M. A. D., Moreno, F. C., & Sánchez-Franco, M. J. (2018). Ceguera al patrocinador: Aplicación a carteles de eventos deportivos. Revista de Administração de Empresas, 58(6), 525-536. https://doi.org/10.1590/S0034-759020180602.
Shahriari, M., Feiz, D., Zarei, A., & Kashi, E. (2020). The meta-analysis of neuro-marketing studies: past, present and future. Neuroethics, 13, 261-273. https://doi.org/10.1007/s12152-019-09400-z
Shigaki, H. B., Gonçalves, C. A., & Dos Santos, C. P. V. (2017). Neurociência do consumidor e neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência. ReMark-Revista Brasileira de Marketing, 16(4), 439-453. https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3427.
Şik, E., & Soba, M. (2021). Eyes do not lie. Investigation of the effectiveness of outdoor advertising instruments: An applied neuromarketing research with eye-tracking technique. Acta Bioethica, 27(2). http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2021000200235.
Trein, S. R. (2018). Inércia de atenção: utilização do equipamento eye-tracker no estudo de memorização e raciocínio de uma publicidade externa. Revista Comunicação Midiática, 13(1), 50-62.
Trein, S. R. (2019). Um olhar sobre a mídia externa e seus comportamentos de atenção medidos pela tecnologia eye-tracker. Vozes e Diálogo, 18(01), 91-103. 10.14210/vd.v18n01.p91-103
Sousa, C. V., Lara, J. E., Sousa, E. V., & Pereira, J. R. (2016). Estado da arte da publicação nacional e internacional sobre neuromarketing e neuroeconomia. Revista Brasileira de Marketing, 15(1), 28-41. 10.5585/remark.v15i1.3188
Vidotti, S. A. B. G., Moreira, F. M., Reyes, J. T. C., Rodas, C. M., & Sant'Ana, R. C. G. (2018). Aplicação da triangulação de métodos para avaliação da usabilidade em ambientes informacionais digitais especializados: um estudo no Portal CoDAF. Informação & Informação, 23(3), 586-624. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p586.
Vitorino, I. A. (2015). Ferramentas de Neuromarketing: potencialidades e usabilidade no mercado brasileiro (Doctoral dissertation, Mestrado em Administração).
Zhou, J., Guo, G., Liu, F., Dong, Y., Li, H., Lin, L., & Yang, F. (2014). A multi-dimensional method for evaluating a product's conceptual schemes. South African Journal of Industrial Engineering, 25(3), 184-198.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.