ANÁLISE RFV DO CLIENTE POR ALGORITMOS GENÉTICOS NA OTIMIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v3i2.11014Resumen
O presente artigo objetivará a evolução de regras de decisão por Algoritmos Genéticos as quais classifiquem corretamente futuros clientes evasivos para a empresa. Em estratégias de marketing, é de grande dúvida para a empresa quais clientes abordar numa campanha, ou quais clientes apresentam maiores chances de evasão. Para responderem a isto, muitos pesquisadores têm recorrido a informações de recência, freqüência e valor do cliente, na mineração de conhecimento valioso o qual possa ser utilizado. Neste artigo, utilizaremos Algoritmos Genéticos como um diferencial competitivo na explicitação deste conhecimento. Diferencial competitivo, pois a classificação de um comportamento futuro do cliente ocorre na forma de regras do tipo “If Then Else”. Isto nos permitirá uma simples integração dos resultados obtidos com processos empresarias, de fácil entendimento para o usuário. Trata-se de uma nova forma de se alinhar estratégias de marketing com inteligência de mercado na área de conhecimento chamada database marketing.Descargas
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