Competências e aprendizagem empreendedora em MPE’s educacionais

Autores/as

  • Marcia Aparecida Zampier Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná/Departamento de Administração/Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i3.11178

Resumen

Este estudo, realizado com proprietários e gestores de MPE’s do setor educacional privado de Curitiba, teve o propósito de analisar de que maneira as competências empreendedoras de oportunidade e administrativas foram desenvolvidas por meio de um processo de aprendizagem empreendedora. A metodologia consistiu em um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e perspectiva temporal de corte transversal com aproximação longitudinal. Realizou-se um estudo de multicasos (nove). Como resultado, foi possível identificar o desenvolvimento das competências de oportunidade e administrativa e o processo de aprendizagem empreendedora e constatar que a competência administrativa foi desenvolvida com um grau ligeiramente superior à de oportunidade. Quanto às proposições da autora, algumas foram confirmadas totalmente, outras parcialmente e outras não puderam ser confirmadas. Além disso, foi possível apresentar uma proposta de aprimoramento do modelo conceitual utilizado.

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Biografía del autor/a

Marcia Aparecida Zampier, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Administração pelo PPGADM/UFPR. Especialização em Gestão Contemporânea de Pessoas pela UNICENTRO. Graduadaem Administração pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava, FAFIG.

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná/Departamento de Administração/Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutora em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração pelo PPGADM/UFPR. Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia/FAE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2014-09-30

Número

Sección

Artigos/Papers