Resposta emocional à publicidade em mídias sociais

Autores/as

  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Carolina Serpa Fagundes De Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Régis Scheid Faculdade de Itapiranga (FAI)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11252

Resumen

Este estudo partiu da lacuna teórica de que as investigações sobre a publicidade em mídias sociais não costumam descrever as emoções dos consumidores sobre os anúncios. Deste modo, se propôs a descrever as respostas dos consumidores para anúncios reais expostos em duas comunidades de marca no Facebook: uma de marca icônica e a outra de uma marca local. Foram conduzidos dois levantamentos de campo, sendo que o primeiro ocorreu com 985 seguidores da marca icônica e o segundo com 233 consumidores da marca local. Os resultados permitem concluir que (1) o tipo de anúncio parece não influenciar diretamente o desejo de compra/consumo do produto; (2) a crença dos seguidores a respeito da marca afeta a reação emocional aos anúncios; (3) as características sociodemográficas (escolaridade e gênero) não se mostraram significantes na análise dos anúncios.

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Biografía del autor/a

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração e mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Administração com habilitação em Marketing e Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Tem se dedicado ao ensino e pesquisa nas áreas de: estratégia empresarial, estratégia de marketing, gestão do composto de marketing, gestão internacional e marketing internacional. Possui experiência na gestão de marketing da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e em empresas da esfera privada, pública e sem fins lucrativos.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, marketing e negócios internacionais.

Maria Carolina Serpa Fagundes De Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/UFSM - Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações. Tem desenvolvido trabalhos na área de Administração sobre as temáticas de Internacionalização de empresas, Sustentabilidade e Marketing.

Régis Scheid, Faculdade de Itapiranga (FAI)

Graduado em Administração pela Faculdade de Itapiranga (FAI) (2015). Empresário no setor de prestação de serviços.

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Publicado

2016-03-31

Número

Sección

Artigos/Papers