Empreendedorismo estratégico em empresas familiares: um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i2.11306Resumen
O objetivo deste trabalho consistiu em compreender a configuração do empreendedorismo estratégico em empresas familiares do setor supermercadista, situadas em uma cidade da região do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais. Para tanto, buscou-se como recurso o método qualitativo de pesquisa, estruturado com base na estratégia de estudo multicaso. Foram entrevistas junto a fundadores, predecessores e sucessores das organizações familiares investigadas. A análise e discussão dos resultados permitiram a identificação de evidências da manifestação de situações de exploration e exploitation, e algumas situações de equilíbrio (ambidexterity) entre inovações ainda não exploradas e processos de melhoria contínua. Conclui-se que as empresas familiares investigadas empregam e valorizam as práticas de empreendedorismo estratégico em seus processos de renovação estratégica e de construção de diferenciais competitivos, contribuindo para seu crescimento ao longo do tempo e para sua categorização enquanto como empresas familiares empreendedoras.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.