A educação empreendedora no ensino médio no Brasil (Entrepreneurial education in high school in Brazil)

Abordagem ontológica e educacional (Ontological and educational approach)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18iEspecial.58351

Resumen

Este estudo teórico-empírico objetiva analisar casos de Educação Empreendedora (EE) no ensino médio, sob o ponto de vista ontológico - examinando-se os níveis de significado "sobre", "para" e "através" do empreendedorismo - e educacional - objetivos de aprendizagem, público-alvo, conteúdos, métodos de ensino-aprendizagem e de avaliação e resultados. A análise dos casos e triangulação dos dados das oito iniciativas identificou dois grupos - “Criação de Negócios” e “Comportamento Empreendedor” - que oferecem um panorama abrangente de abordagens possíveis para a EE no nível médio. Os resultados contribuem para gestores educacionais e responsáveis pela elaboração de diretrizes curriculares e implementação do empreendedorismo no ensino médio.

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Biografía del autor/a

Marise Regina Barbosa Uemura

Doutora em Administração - FEAUSP. É sócia-proprietária da Precious Plastic Cotia, negócio de impacto socioambiental, atua no terceiro setor na gestão das OSCs Âncora e SEAE - Sociedade Ecológica Amigos do Embu e é co-fundadora do Movimento Juntos Vamos Mais Longe. Atua também como educadora nas áreas de Empreendedorismo, Projeto de Vida e Cidadania.

Rose Mary Almeida Lopes, ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Graduada em Psicologia pela UFRJ (1975), fez Mestrado em Counseling Psychology no Lesley College Graduate School (1984), especialização em Marketing pela ESPM-SP, Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela USP (1999 e 2004, respectivamente). Foi professor em tempo parcial na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, de 2007 a 2015, lecionando na Graduação de Administração. Planejou e implantou o Minor de Empreendedorismo no Curso de Administração da ESPM. Também foi professora da Pós-Graduação da ESPM em cursos de Especialização e MBA, de 2003 a 2010. Coordenou as atividades do Núcleo de Empreendedorismo de 2011 a 2015, organizando diversos eventos internos e externos de empreendedorismo. Na ESPM orientou trabalhos de conclusão de curso: monografias, Planos de Negócios e projetos empreendedores. Recebeu um prêmio Nacional em 2014, e dois regionais Francisco Gracioso de Excelência Acadêmica pela orientação de dois trabalhos de conclusão de curso em junho e dezembro de 2013. Foi professora da Fundação Armando Alvares Penteado em cursos de Especialização. Suas pesquisas acadêmicas tem se concentrado na área de empreendedorismo, enfocando os seguintes temas: intenção de empreender, comportamento e processo empreendedor, características, competências e tipos psicológicos dos empreendedores e educação empreendedora (ensino de Empreendedorismo). Participa do grupo técnico de análise dos dados e elaboração dos relatórios da pesquisa internacional GUESSS, cujo relatório nacional recebeu prêmio de melhor relatório em 2012. Publicação baseada nesta pesquisa foi indicada para prêmio de melhor trabalho da divisão acadêmica Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação no congresso ENANPAD de 2012. Tem apresentado seus trabalhos nos principais congressos desta área como: Babson College Entrepreneurship Research Conference, Internationalizing Entrepreneurship Education and Training e World Conferences do ICSB, e no Brasil, no ENANPAD e EGEPE, tendo trabalhos ou resumos publicados nos anais destes congressos. Tem trabalhos publicados na RAC e no JSBM. É pareceirista/ avaliadora de diversos eventos e revistas científicas. Foi líder do tema Educação Empreendedora nos EGEPE de 2014 e 2018. Organizou o livro Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas, publicado pela Editora Campus Elsevier em 2010. Nele escreveu dois capítulos. É uma das co-autoras do livro Práticas de Empreendedorismo, Casos e Planos de Negócios, Editora Campus Elsevier, 2012. É autora de capítulo no livro Empreendedorismo Inovador, Editora Évora, 2012. Organizou o livro Ensino de Empreendedorismo no Brasil, pela Editora Alta Books, em 2017, no qual escreveu três capítullos. É Presidente da ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, no biênio 2018-2020, e foi presidente no termo anterior. Foi a coordenadora geral e presidiu o Comitê Organizador do X EGEPE 2018 e está na coordenação geral do XI EGEPE. Palestrante e participante de diversos eventos científicos e de divulgação em temas de empreendedorismo e educação empreendedora. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Atuou em áreas de Recursos Humanos de grandes empresas como Banco Real, Avibras Aeroespacial e Embraer, tanto em atividades de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, plano geral de treinamento e consultoria interna. É Consultora Associada à Food Design Consultoria em Sistemas de Gestão Integrados para a Cadeia de Alimentos desde 2004. Trabalhou em áreas de Recursos Humanos em grandes empresas. Como consultora atuou em treinamento, projetos de Assessment, e em projetos internacionais de pesquisa de mercado qualitativa. Foi colunista semanal do Portal UOL Empreendedorismo de 2012 a 2015 e articulista mensal da Revista Gestão & Negócios de 04/2011a Janeiro de 2016.

Liliana Vasconcellos, FEA USP

Professora doutora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), atuando na graduação e pós-graduação acadêmica. É professora do corpo permanente do PPGA/FEA/USP e coordenadora do grupo de pesquisa "Inovação no Ensino da Administração e na Organização". Também é Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Administração e Coordenadora do DesignLab FEA/USP. Graduada, mestre e doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente com aprendizagem e ensino da Administração, metodologias ativas de aprendizagem, design thinking, gestão da mudança, inovação e cultura organizacional.

Publicado

2024-04-30

Número

Sección

Artigos/Papers