O organizar e as práticas do mercado pirata

Uma análise em um centro comercial de Fortaleza

Auteurs-es

  • Lucas Lopes Ferreira de Souza Universidade de Fortaleza
  • Vanessa Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Felipe Gerhard Universidade Estadual do Ceará
  • Gabriele Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i1.60061

Résumé

A pirataria desempenha um papel ambíguo: cria empregos para pessoas à margem do mercado formal e oferece produtos acessíveis devido aos altos impostos sobre os originais. Isso levanta complexidades éticas no consumo e na organização das práticas de produtos piratas. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compreender como se organizam as práticas cotidianas do mercado pirata no centro comercial da cidade de Fortaleza, no Ceará. Foi realizada uma pesquisa com observações sistemáticas, diários de campo e entrevistas em profundidade. Descobriu-se um conjunto de práticas astuciosas, incluindo aspectos mafiosos, estratégias de subsistência e táticas de camuflagem, que moldam o mercado pirata.

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Publié-e

2024-01-26

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers