À propos de cette revue

A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, ISSN 1982-2596, é uma revista científica voltada para professores, pesquisadores e estudantes da área de Administração. A RPCA tem como objetivo contribuir para o entendimento aprofundado das organizações e suas práticas por meio da divulgação de trabalhos de pesquisa de natureza teórica-empírica, ensaios e resenhas bibliográficas que possam subsidiar o desenvolvimento da pesquisa e o conhecimento da Administração na América Latina.

ISSN: 1982-2596

Qualis A3

 

Foco e Escopo

Pensamento Contemporâneo em Administração, ISSN 1982-2596, é a revista eletrônica trimestral de acesso gratuito da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense – UFF, que visa a veicular artigos acadêmicos inéditos ligados à Administração de Empresas. Abrange os campos do ensino, da pesquisa e da prática.

Sua ênfase reside nas áreas de Marketing/Mercadologia, Estratégias Empresariais, Contabilidade e Finanças, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Outrossim, são bem-vindos trabalhos relacionados às Ciências Sociais Aplicadas que estejam embasados em uma visão contemporânea do mundo, e que contribuam para o avanço da teoria da Administração de Empresas por meio da incorporação de novos insights ao pensamento acadêmico, tais como a Gestão Ambiental Corporativa e a Responsabilidade Social Corporativa.

Ao tipo de conteúdo dos trabalhos a revista aplicará visão holística, entendendo que são igualmente construtivas a apresentação de avanços no campo da Administração, a crítica sobre ferramentas e/ou filosofias de gerência, e a divulgação de novas técnicas, assim como artigos conceituais sobre pesquisa acadêmica.

Como o objetivo da revista é a disseminação do conhecimento, os artigos publicados não necessariamente estarão alinhados com as opiniões da UFF ou dos responsáveis por esta publicação.

O público-alvo de Pensamento Contemporâneo em Administração são pesquisadores e praticantes de administração de organizações públicas e privadas, ligadas, direta e indiretamente, aos mais diversos setores econômicos.

O material submetido deve ser inédito, não tendo sido publicado em outro veículo de publicação e não estando em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. Excepcionalmente, aceita-se material apresentado em congressos científicos e publicados em anais, e, a critério do Conselho Editorial, trabalhos originalmente publicados em língua estrangeira.

As contribuições podem ser enviadas em português, inglês, francês ou espanhol.

Qualquer material assinado será considerado de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), cujo trabalho não será remunerado e cujos direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida.

O interesse de Pensamento Contemporâneo em Administração reside em:

  • artigos de desenvolvimento teórico, sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e propondo novos modelos e interpretações para fenômenos relevantes no campo da gestão. Não se trata apenas de revisão (sistemática) de literatura.
  • trabalhos empíricos, que ampliem o conhecimento na área fundamentando-se em pesquisas metodologicamente bem embasadas, criteriosamente conduzidas e adeqüadamente analisadas.
  • ensaios com abordagens críticas e criativas, revelando novas perspectivas e levando os leitores a reflexões sobre temas relevantes na área de conhecimento. Não se trata apenas de revisão (sistemática) de literatura.
  • estudos de caso que apresentem situação-problema na qual o autor deverá usar seus conhecimentos de Administração e bibliografia indicada para propor alternativa de solução.O nome da organização ou pessoa física a que se refere o caso deverá ser revelado apenas com a concordância formal daqueles, sendo, do(s) autor(es) do caso, a responsabilidade pela identificação dos protagonistas.

Em qualquer destas opções, o trabalho submetido deverá representar contribuição científica, desafiando o conhecimento e as práticas estabelecidas com perspectivas provocativas e inovadoras.

Isto implica tratar de tema relevante e pertinente ao contexto e ao momento, com desenvolvimento consistente com princípios de construção científica do conhecimento e com referencial teórico-conceitual que reflita o estado da arte do conhecimento na área, trazendo conclusão clara e concisa, além de apontar implicações do trabalho para a teoria e/ou para a prática administrativa.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O objetivo do processo de avaliação é ajudar os colaboradores a aprimorar seus trabalhos, fornecendo-lhes avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por acadêmicos experientes. A Revista conta com avaliadores externos (varias universidades e estados do Brasil, bem como avaliadores de outros países, como pode ser verificado no corpo editorial da Revista). 

O autor receberá a primeira comunicação sobre se o artigo será enviado para dois pareceristas em até 2 meses. No primeiro momento, o editor utilizará um sistema detector de plágio para verificar se há copia/plagio no texto submetido. Se houver plágio, o manuscrito será rejeitado e arquivado. Os pareceristas têm até três semanas para avaliar cada artigo. Ao final do processo de avaliação, o autor será comunicado pela plataforma da Revista. Os autores, também, podem acompanhar o processo de avaliação do seu artigo direto na plataforma da Revista.

A avaliação das contribuições recebidas será iniciada por meio da atribuição de um código que garante o anonimato do(s) autor(es). Em seguida, o material será encaminhado para uma pré-avaliação do comitê editorial, que verificará sua adequação à linha editorial da revista. Caso aprovado, será enviado a dois avaliadores em blind review, ou seja, sem a identificação dos autores nem das instituições.

O artigo será aceito para publicação quando os dois pareceristas o avaliarem positivamente.

Em casos controversos, quando um parecerista avaliar positivamente e o outro parecerista avaliar negativamente, o artigo será enviado para um terceiro avaliador.

 

Periodicidade

A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração tem periodicidade trimestral.

1º - Janeiro-Março

2º - Abril-Junho

3º - Julho-Setembro

4º - Outubro-dezembro

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA) não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

Sponsors

Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional em Administração de Volta Redonda. Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda.

 

Fontes de Apoio

Programa de Pós-Graduação em Empreendedorismo - MBA Gestão Empreendedora - Educação. Universidade Federal Fluminense - Niterói.

Histórico do periódico

A partir de setembro de 2011 a Revista Pensamento Contemporâneo em Administração passou a ser editada pela Profª. Drª. Joysi Moraes no OJS. Todos os volumes publicados no sítio eletrônico anterior da Revista foram transferidos para o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas do OJS.