Blocos de relacionamentos estratégicos na gestão empresarial
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.12712/rpca.v1i1.11067Résumé
Por meio do exemplo de sub-segmento do agronegócio brasileiro no ano de 2003, este artigo é um retrato atemporal da forma como as redes, em especial as de grupos de empresas estruturalmente similares e conectadas mais densamente entre si (blocos estratégicos), podem levar à releitura ou à complementação das análises tradicionais de grupos estratégicos (GEs), porquanto capacitam as empresas a adentrarem esses grupos sem o constrangimento ditado pelas barreiras de mobilidade. Ficou evidenciado que os relacionamentos de um bloco estratégico podem amenizar as ameaças colocadas às empresas em GEs pelas cinco forças estratégicas porterianas - muito embora também possam impor suas próprias ameaças a essas empresas. Também foi demonstrado o quanto a densidade, o padrão, a força e a natureza dos relacionamentos da rede podem, a qualquer época, constituir oportunidades para potencializar o desempenho de empresas em GEs. Ao final, apresentou-se uma proposição com base na aplicação dos construtos.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.